Results for 'Priscila de O. Dornelles Machado'

972 found
Order:
  1.  10
    Escrever, experienciar e narrar: experiências ambientas na constituição docente.Rafaela Engers Günzel & Aline Machado Dorneles - 2022 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 7 (2):1-10.
    Assume-se a investigação narrativa (auto)biográfica como modo de documentar as experiências ambientais da formação docente. Desse modo, apresentam-se as narrativas das experiências envolvendo a Educação Ambiental na formação inicial de uma professora-pesquisadora, as quais mostram, que a temática da sua pesquisa de mestrado está relacionada com as experiências ambientais vividas no contexto escolar e acadêmico reforçando a perspectiva da investigação a partir das memórias da infância e o reencontro com narrativas construídas na formação inicial. Apresentam-se compreensões relacionadas a formação docente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    As experiências de mulheres negras campesinas do assentamento da fazenda Sururu de Queiroz de Varzedo/BA.Alane Santos do Nascimento & Priscila Gomes Dornelles Avelino - 2024 - Odeere 9 (1):80-97.
    Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e que objetivou compreender de que forma raça e gênero se interseccionaram nas memórias acionadas sobre as experiências vividas por trabalhadoras assentadas da Fazenda Sururu de Queiroz, Varzedo/BA. Para isso, acionamos o feminismo negro e descolonial como ancoragem teórico-política para demarcar que as múltiplas opressões sofridas pelas mulheres negras estão interligadas com raça e gênero, o que implicou em visibilizar o racismo, o sexismo e o biocapitalismo nas histórias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Contribuições dos estudos marxianos para a Estética: reflexões sobre a sociedade contempor'nea.Priscila de Souza Chisté Leite - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):33.
    Por meio de pesquisa bibliográfica e imagens de obras de arte, o artigo discute aspectos da história da Estética e da sociedade atual. Apresenta reflexões marxianas sobre a sociedade capitalista e o processo de embrutecimento dos sentidos humanos para, a seguir, abordar as relações estabelecidas entre a Indústria Cultural e a sociedade de consumo com o intento de debater o processo de estetização da sociedade. Finaliza ao apontar a obra de arte e o efeito catártico proporcionado por ela como modos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Catarse: aproximações conceituais com o ensino da arte.Priscila De Souza Chisté Leite - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):79.
    A catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre essas questões ao revisitar o conceito de catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Branquitude, racismo e sexismo em docências realizadas por mulheres negras no ensino de história.Carla Beatriz Meinerz, Priscila de Souza Santos & Priscila Nunes Pereira - 2021 - Odeere 6 (1):109-137.
    Objetiva-se no texto analisar o ensino de história na formação inicial e continuada, através do estágio docente obrigatório em espaços escolares, tematizando o racismo institucional e o sexismo. O conceito de racismo institucional será interseccionado com o de sexismo, pois a análise destaca fenômenos observados com jovens estudantes negras, licenciandas do Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sob a perspectiva da abordagem qualitativa, consideram-se as práticas pedagógicas, construídas em processos de ensino e pesquisa, desenvolvidas a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Crítica do princípio de razão suficiente.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1973 - Belo Horizonte,:
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    O real e o possivel; ontologia da possibilidade.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1954 - Belo Horizonte,:
  8.  11
    Os contos de fadas e o processo de construção identitária da criança negra.Rosemary Lapa De Oliveira & Priscila de Oliveira Pinheiro Gomes - 2020 - Odeere 5 (10):21-40.
    Este texto tem como finalidade abordar questões voltadas à construção da identidade étnico/racial da criança negra, levantando discussões sobre os contos de fadas, notadamente Branca de Neve e Bela Adormecida, e sua influência no processo de construção identitária, enquanto oferta de um único tipo de obra literária para as crianças. Partindo desse pressuposto, traçamos o seguinte objetivo: analisar a contribuição dos contos de fadas para a formação da identidade étnico/racial da criança negra, investigando dois contos de fadas mais populares e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Memória, espaço e tempo.Bandeira de Mello & Lydio Machado - 1963 - Belo Horizonte,:
  10. Como diria Nietzsche, pensar é (antes de tudo) uma atividade criativa.Fernanda Machado de Bulhões - 2007 - Princípios 14 (22):253-260.
    Encontramos em escritos de juventude póstumos de Nietzsche uma reflexáo sobre a formaçáo da linguagem, sobre a formaçáo do pensamento. Segundo o jovem filósofo-filólogo, o pensamento racional, lógico, dedutivo, surge a partir de imagens, metáforas, metonímias. Todo discurso reconhecido como “científico” parte da imaginaçáo, que é uma atividade poética, artística e ilógica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  27
    Nossas Verdades, Nossas Criações.Fernanda Machado de Bulhões - 1998 - Princípios 5 (6):89-93.
    Este breve ensaio tem como objetivo apresentar, em linhas gerais, alguns aspectos da critica de Nietzsche à nocáo de verdade. Partindo do principio de que a raz áo n áo é uma fiel representaç áo do estatuto ontologico, ja que o pensamento racional é uma instancia que nasce das relaç áo es de forcas instintivas, para Nietzsche a racionalidade n áo descobre a verdade, ela inventa uma: a sua verdade. Assim sendo, por mais que ofereca demonstraçoes logicas, a raz áo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Por que somos o nosso cérebro: o enativismo posto em questão.Roberto Horácio de Sá Pereira, Sérgio Farias de Souza Filho & Victor Machado Barcellos - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):517-554.
    In this essay we will argue for the following theses: 1- know-how is not a form of practical knowledge devoid of propositional sense; 2- the relationship between each perception and the body itself is metaphysically contingent. 3- it is up to the brain to configure or to shape a physical body (Körper) into a living body (Leib) and not the other way around; 4- phenomenal externalism of enactivist nature, even in its mild form, is empirically implausible: the correlation between the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Meditações sôbre o direito e sôbre a origem das leis.Lydio Machado Bandeira de Mello - 1967 - Belo Horizonte,: Of. Gráf. Faculdade de Direito.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Meditações sôbre o direito e sôbre a origem das leis.Lydio Machado Bandeira de Mello - 1967 - Belo Horizonte,: Of. Gráf. Faculdade de Direito.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    O Feminismo Interseccional na articulação do saber acadêmico e da ação política: reflexões a partir da experiência de um coletivo feminista.Priscila Silva De Figueiredo & Valéria Soares Martins - 2020 - Odeere 5 (10):334-344.
    O feminismo interseccional tem sido apontado como uma importante teoria na compreensão de como as opressões de gênero, classe e raça dentre outras, se relacionam entre si e interferem na vida de cada mulher, que acaba assim por experimentar a opressão de gênero a partir de um ponto de vista único. Além disso, a atuação de coletivos feministas tem sido fundamental na vida de mulheres, como espaços de empoderamento e de luta em prol de uma sociedade menos opressiva. Assim, apresentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. Essa experiência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  2
    Existe uma filosofia cristã.João Machado de Sousa - 1978 - Recife: [S.N.].
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A Reificação da Cultura: Uma Análise Do Programa de Educação Patrimonial Do Trem da Vale Sob a Ótica da Indústria Cultural.Ingrid Anastácia de Sousa, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque & Rosany Cecília de Sena - 2018 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 29:71-84.
    A mineradora Vale S.A., ativamente atuante na região de Mariana e Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, idealizou um projeto direcionado à Educação Patrimonial que durante 8 anos foi considerado como um dos principais projetos com viés cultural da região. Neste contexto, considerando que a Educação Patrimonial é de extrema importância para a formação da identidade cultural e social do indivíduo autônomo, objetiva-se analisar, sob a perspectiva crítica, as inter-relações entre o Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    O jogo dos afetos no campo político e a gênese social da normatividade jurídica em David Hume.Priscila Ricardo de Oliveira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Pretendo debater, neste trabalho, três pressupostos que subjazem o desenvolvimento argumentativo do ensaio: I) a ideia presente no Tratado de que os homens se guiam pelos seus afetos ou, grosso modo, que a sociabilidade é permeada por paixões que se chocam, todo o tempo, com a vontade e interesse alheios (Hume também entende, como parece ter sido o caso de Maquiavel e Shaftesbury, que a sociedade, como um corpo, expressa um humor espelhado e forjado no jogo e conflito dos afetos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos.Fidel Machado de Castro Silva & Mário Nunes - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):789-818.
    O embate do encontro: o currículo cultural da educação física como lugar de conflitos Resumo: Neste artigo, tenciona-se aproximar, problematizar e refletir sobre a relação entre duas divindades gregas: Dionísio e Apolo - e o Currículo Cultural da Educação Física. Buscamos amparo metodológico na criação filosófico conceitual, pois sua utilização pode redesenhar relações estabelecidas e permitir jogar com elementos distintos e, inicialmente, não aproximáveis. Influenciados por Dionísio, ao final, trazemos duas criações pedagógicas a fim de transgredir os limites dados pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    O pensamento político, social e económico de Basílio Teles.Maria do Rosário Machado - 2008 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Reflexões sobre a relação entre a (des)construção do espaço público e a (sub)cidadania.Priscila Maria de Freitas, Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali & Mário Valério Filho - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):47-60.
    As cidades brasileiras contemporâneas possuem espaços que ora privilegiam a realização de negócios e ora a construção de cidadania. Para compreender como são ocupados destes modos se faz necessário analisar as cidades; desde sua definição, passando pelo contexto político e econômico, para então compreender seu aspecto social. Assim, este artigo busca compreender se e em que medida as características dos espaços públicos impactam no processo de construção de cidadania. Analisando por meio de observação flutuante dois espaços públicos que são duas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e em toda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  7
    Filosofia e Formação.Maria Cecilia Pedreira de Almeida & Priscila Rossinetti Rufinoni - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Este trabalho tem por propósito fazer uma análise sobre o valor formador da filosofia, apresentando o quanto esta disciplina pode contribuir para a formação integral dos estudantes, e ainda como o PIBID – o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, se insere nesse projeto formativo, não apenas preparando futuros docentes, mas contribuindo também para a formação de futuros pesquisadores que integrarão os Programas de Pós-Graduação em Filosofia. A pesquisa foi elaborada com dados de dois anos de subprojetos da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Filosofia da mente, ciência cognitiva e o pós-humano: para onde vamos?, de Monica Aiub, Maria Eunice Quilici Gonzalez e Mariana Cláudia Broens.Nivaldo Machado & Elizeu de Oliveira Santos Sobrinho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):451-457.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Filosofia africano-brasileira: ancestralidade, encantamento e educação afrorreferenciada.Adilbênia Freire Machado & Eduardo David De Oliveira - 2022 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 43 (126).
    Ancestralidade é leitura epistemológica e política da tradição negro-africana recriada no Brasil. Uma categoria analítica com densidade política e epistemológica que se faz no tempo e no espaço e dá origem ao encantamento. Este é uma experiência que transforma, a partir de si mesmo, numa relação com o coletivo, relação de práxis, pensar-fazer, não separando estética de ética e política de cultura. São conceitos que dão sustentação para que possamos dialogar com as filosofias africanas, produzindo uma filosofia africano-brasileira. Pensar-criar-filosofar-educar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Elementos de teoria geral do direito: para os cursos de introdução ao estudo do direito.Edgar de Godoi da Mata-Machado - 1986 - Belo Horizonte: Editora UFMG/PROED.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Elementos de teoria geral do direito: para os cursos de introdução à ciência do direito.Edgar de Godoi da Mata-Machado - 1972 - Belo Horizonte: Editora Vega.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    A destruição da Demolição da razão.Arthur de Oliveira Machado - 2023 - Controvérsia 19 (3):4-24.
    O presente artigo pretende realizar, dentro das suas limitações, uma análise crítica da interpretação de György Lukács dos aspectos fundamentais da Ontologia Fundamental de Martin Heidegger. Na obra que analisaremos, recentemente traduzida ao Português como A Destruição da Razão, encontra-se um laborioso trabalho de crítica à história da metafísica. Ser e Tempo, que na história da filosofia possui ambições com pouca semelhança, junta-se àqueles textos que mais ganham atenção na avaliação feita pelo pensador marxista. Assim, fazendo alusão ao movimento de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Polifonia e "realismo no sentido superior": o epilogo de Crime e castigo.Priscila Nascimento Marques - 2011 - Bakhtiniana 6 (1):143-158.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Ensino de geografia: O estudo do município nos anos iniciais.Mizael Dornelles & Erica Karnopp - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):81.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Conselhos tutelares E suas atuações de acordo com O estatuto da criança E do adolescente.Línlya Sachs, Marcelo Souza Motta, Daiane Priscila Sampaio Bussola & Marcos Felipe de Oliveira - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):67-76.
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento teórico de conselhos tutelares sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atuações a partir disso. Para isso, realizamos entrevistas com dois conselhos por meio de um questionário. As respostas foram dadas por escrito e, com elas, pudemos notar convergências e divergências entre esses conselhos. Com a análise, percebemos que cada conselho possui um olhar no seu trabalho, porém ambos possuem consciência de que seu dever é o de proteger e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo subsequente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Por que somos o nosso cérebro: O Enativismo Posto em Questão.Roberto Horácio de Sá Pereira, Sergio Farias de Souza Filho & Victor Machado Barcellos - 2023 - Trans/Form/Ação 46:517-554.
    In this essay we will argue for the following theses: 1- know-how is not a form of practical knowledge devoid of propositional sense; 2- the relationship between each perception and the body itself is metaphysically contingent (organisms and bodies can vary, as can even the spaces they occupy in the same experience vary), 3- it is up to the brain to configure or to shape a physical body (Körper) into a living body (Leib) and not the other way around; 4- (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Spinoza: a utopia da razão.Luís Machado de Abreu - 1993 - Lisboa: Vega.
  37. Compêndio de introdução à ciência do direito.Machado Neto & Antônio Luiz - 1969 - [São Paulo]: Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência.Erick Verner de Oliveira Aquino, Bruna Dayane Gomes Ataíde, Isabela Araújo de Oliveira, Bruna Martinez Yano Lima, Hellen Caroline Pereira Machado & Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Esse estudo objetivou analisar a violência infantil no contexto brasileiro, correlacionando-a com fatores socioeconômicos, socioculturais, geracionais e de gênero, investigando o impacto dos mesmos na saúde das crianças. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de dados de artigos científicos e documentos oficiais sobre e violência infantil, além do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da plataforma SciELO e Google Acadêmico. Encontrou-se uma maior prevalência de violência física e negligência, maior índice de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Duração e Memória: A Crítica de Gaston Bachelard ao Psicologismo Temporal Bergsoniano.Fernando Machado - 2016 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 8 (18):109-125.
    Em A intuição do instante (1932) e A dialética da duração (1936), a problematização a respeito do tempo levantada por Bachelard, a partir das teses bergsonianas da duração, deixa de ser uma simples reinterpretação do conceito de tempo e passa a se encaminhar aos poucos para uma ruptura evidente com o bergsonismo. Neste artigo, trataremos dessa ruptura via a interpretação psicológica da duração feita por Bachelard, fato esse que automaticamente estabelece um contraponto com o psicologismo temporal bergsoniano, sobretudo em A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    A revalorização da faculdade imaginativa na ciência Nova de Giambattista Vico.Priscila Aragão Zaninetti - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:253-271.
    Criado por homens de natureza poética e, portanto, obra por excelência da imaginação, o mundo civil dos primeiros tempos poderia ser conhecido, segundo Giambattista Vico, mediante a elaboração e a adoção de um aparato metodológico-científico que estabelece os princípios dos desenvolvimentos humanos. Tal aparato consistiria na própria Ciência Nova, obra viquiana que pretende conferir legitimidade ao conhecimento histórico, tão desprestigiado pela tradição cartesiana, mesmo de tempos remotos nos quais a faculdade imaginativa excedera à razão. Trata-se, então, neste artigo, de compreender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Como diria Nietzsche, pensar é (antes de tudo) uma atividade criativa.Fernanda Machado de Bulhões - 2007 - Princípios 14 (22):253-260.
    Encontramos em escritos de juventude póstumos de Nietzsche uma reflexáo sobre a formaçáo da linguagem, sobre a formaçáo do pensamento. Segundo o jovem filósofo-filólogo, o pensamento racional, lógico, dedutivo, surge a partir de imagens, metáforas, metonímias. Todo discurso reconhecido como “científico” parte da imaginaçáo, que é uma atividade poética, artística e ilógica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    A besta de sete cabeças e seus antecedentes em textos da cultura antiga.Vanderlei Dorneles - 2017 - Horizonte 15 (48):1423.
    O artigo analisa a metáfora da besta de sete cabeças e sua intertextualidade no Apocalipse de João e textos antigos egípcios e mesopotâmicos bem como com o Antigo Testamento. Emprega os conceitos de texto da cultura, intertextualidade e semiosfera, tendo como referencial a Semiótica da Cultura. Parte da pressuposição de que elementos linguísticos e conceituais, plantados na memória das culturas, permitem o entrecruzamento dos textos de diferentes épocas e lugares. A metáfora da besta é analisada em suas conexões sígnicas com (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Contribuição ao personalismo jurídico.Edgar de Godoi da Mata-Machado - 1954 - Rio de Janeiro,: Edição Revista Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Direito e coerção.Edgar de Godoi da Mata-Machado - 1957 - Rio de Janeiro,: Revista Forense.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    A pomba-gira cigana no candomblé do sertão: subversões e peculiaridades em Maracás, Bahia.Ivana Karoline Novaes Machado & Itamar Pereira De Aguiar - 2017 - Odeere 2 (3).
    O presente artigo tem por objetivo descrever a representação simbólica da Pomba-gira Cigana de um terreiro de Umbanda na cidade de Maracás. As relações que os ciganos estabeleceram nos sertões da Bahia influenciaram o imaginário de sua população, contribuindo na construção de ritos incorporados pela religiosidade de matriz africana naquela cidade. Além disso, gerou correspondências simbólicas com mitos de origem africana, como os de Oxum, Iansã e Exu. Isso ajudou a compor o arquétipo peculiar desta Pomba-gira, na casa de Pai (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Rio 2016: zika vírus e a defasagem noticiosa entre o on-line e o impresso no agendamento das olimpíadas do Brasil.Beatriz Dornelles & Marcel Neves Martins - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    No contexto da realização de megaeventos esportivos no Brasil, este artigo tem como objetivo refletir sobre as práticas de agendamento das Olimpíadas Rio 2016 em relação à problemática do zika vírus pela Folha de S. Paulo e pela Zero Hora. O método utilizado é a análise de conteúdo, de Laurence Bardin. A amostra compreende o mês de fevereiro de 2016. Foram localizadas 19 matérias na Folha e três matérias em Zero Hora. A partir disso, trabalhamos sobre a defasagem noticiosa entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Inovações educacionais versus cultura escolar: as implicações dos paradigmas de formação docente e da incorporação do uso pedagógico das TICs aos processos escolares.Luciene Aparecida da Silva & Lucília Regina de Souza Machado - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):119-131.
    Este ensaio aborda as tensões emergentes do antagonismo entre a demanda pelo fomento à disseminação das inovações educacionais e a cultura escolar vigente. Em face da discussão de conceitos e modelos de disseminação das inovações educacionais, são focalizadas as lacunas dos paradigmas de formação docente e suas implicações na conformação da cultura escolar vigente. Nesse contexto, a incorporação do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aos processos educacionais escolares é problematizada como estratégia promissora à indução da cultura (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    O lugar das Relações Étnicas na Educação: Juventudes, Identidades e Temas afro-brasileiros.Eudes Batista Siqueira, Carlos Alberto Machado Noronha & Marise De Santana - 2019 - Odeere 4 (8):73.
    O presente artigo problematiza o lugar das relações étnicas na Educação, a partir da articulação de juventudes, identidades e temas afro-brasileiros. Ancorada no método etnográfico e na Hermêutica de Profundidade, a pesquisa partiu das vivências de estudantes e egressos do Colégio Estadual José Araújo Pereira. A produção do conhecimento afro-brasileiro se apresenta alicerçada nos saberes de legados africanos e na difusão de temas, em constraste com os antagonismos enfrentados pelos sujeitos mobilizadores desses saberes. Ao problematizar etnicidade, relações étnicas e identidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Gramática dos meios no contexto das linguagens icônicas.Irene de Araújo Machado - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Resumo Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que M.McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 972